Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Regras Gerais

 :: RPG Enervate :: Regras

Ir para baixo

Regras Gerais Empty Regras Gerais

Mensagem por RPG Enervate Sáb Set 01, 2012 6:58 pm

"E esta é a Lei das Selvas,
Tão antiga quanto o céu e quanto o céu tão vera.
E o lobo que a transgride decerto sucumbe
E o lobo que a segue decerto prospera."
(Rudyard Kipling)

Regras Gerais Regrasgerais

Olá,

Acredito que a grande maioria que esteja lendo esse texto, já tenha uma breve noção sobre o contexto que fez surgir este RPG. Entretanto, em respeito à minoria que não está a par do contexto e a quem está chegando agora, eu falarei um pouco de como nasceu este fórum.

Em tempos antigos, quando os livros de Harry Potter ainda estavam em seus primeiros volumes, alguns membros de um fórum de discussão, jogadores de RPG de mesa, decidiram por criar um lugar no fórum onde pudessem, através de um personagem, vivenciar as experiências fantásticas do cenário Potteriano. E assim nasceu, no Sobresites, o que posteriormente viria a se tornar o Alohomorra.com, um dos pioneiros aqui no Brasil de RPG de fórum. Na época, até existiam alguns RPG’s em listas de discussões ou canais do mIRC, mas fórum era uma “tecnologia nova” e, por ser pioneiro, o Alohomorra.com acabou influenciando o cenário RPGístico de fórum da época. Tanto que aqueles que procuravam por outras propostas que não fossem Harry Potter não encontravam nada. Os maiores portais de RPG’s de fórum tinham a temática Potteriana. E muitos conheceram o maravilhoso mundo do RPG através desses fóruns. Era uma época dourada, onde a grande maioria costumava ter tempo livre pra acessar a internet e dedicar-se ao jogo. Mas os anos foram passando e as pessoas foram crescendo, com a vida real cada vez mais ocupando seu tempo. E um dia, o portal Alohomorra.com fechou e, seus jogadores se dispersaram pelo mundo.

Quem conheceu a fase pós-fechamento do Alohomorra, sabe que havia poucas alternativas de fórum, apesar de haver um boom de fóruns pequenos na época, devido ao seguinte contexto: a maioria dos que tinham qualidade fechavam após alguns meses e a maioria dos que se mantinham abertos não eram tão bons assim pra se jogar. E com a vida real cobrando mais e mais tempo das pessoas, devido à entrada no mundo adulto, tudo vivido no Alohomorra passou a ser considerado apenas boas lembranças. Em meados do final do primeiro semestre desse ano, o Codi criou uma comunidade pra reunir esse pessoal que tinha jogado naquela época. E a conversa era basicamente a mesma: todos estavam sem tempo, mas gostariam de jogar novamente. Então, vendo que havia uma pequena demanda, o guri criou um fórum, o Enervate. Um lugar que poderia se postar sem stress ou brigas, em um formato mais descontraído e, acima de tudo, divertido. Onde o pessoal da velha guarda pudesse se reunir pra papear, jogar, ler posts ou só colaborar com algo. Um fórum feito de todos pra todos. Alguns veteranos, como o Everaldo, o Leishmaniose, a Rayara, o Eduardo Rodrigues, a Sarah Guerra e a Gabriela Q. compraram a ideia, se prontificando a colaborar com o lugar – outros vieram a se juntar depois, aumentando o corpo de colaboradores. Todos movidos pela proposta de criar um pequeno lugar onde todos pudessem se divertir, descompromissadamente, sem brigas, sem stress. E assim nasceu o Enervate.

E é essa a proposta deste fórum: um lugar pra jogar, mantendo o respeito entre os jogadores, sem stress, sem pressão, sem brigas, descompromissadamente e, acima de tudo, divertir-se com tramas e interações. Um fórum onde todos são colaboradores, alguns mais outros menos, mas criando essa comunidade RPGista que ajuda a resgatar o que havia de melhor no Alohomorra, deixando pra trás a carga negativa do passado. E a todos aqueles que desejam abraçar a nossa proposta: sejam bem-vindos! Nós, do Enervate, agradecemos sua presença e sua colaboração neste fórum. Smile

Sei que muitos aqui são veteranos e todos têm bom senso o suficiente pra saber que ficar criando problemas ou confusões, acarreta não em brigas e disputas, mas apenas no fim do fórum. Aos que não entendem essa causa-efeito, eu explico: A grande maioria aqui está velha demais, com muita coisa ocupando seu tempo como relacionamentos, trabalho e/ou faculdade. Além disso, está cansada demais pra ficar dando soco em ponta de faca por causa da egolatria de um ou de outro querendo suprir carências e falta de autoestima na vida real através do fórum. Nós vemos o RPG como algo saudável e pra se divertir com respeito ao próximo, no momento que deixar isso, a maioria simplesmente vai abandonar o projeto e tocar sua vida. Não há razão pra continuar investindo pouco do seu tempo livre em um lugar onde um ególatra fica tentando compensar seus fracassos posando de maioral – o que, isso na net não adianta de nada, sua vida real vai continuar uma droga e piorando já que em vez de investir em melhorá-la, só vai ficar investindo numa ilusão nética fugindo constantemente de seus problemas como se fechar os olhos fizesse o tigre desaparecer. E aos que contestam essa teoria, sugiro dar uma olhada Google afora pra ver quantos fóruns fecharam mais por causa de brigas do que de falta de tempo dos colaboradores. Prosseguindo, é visando evitar essas confusões e problemas que o fórum possui algumas regras gerais, que deverão ser seguidas pra manutenção de um jogo saudável.


Respeito: Essa é a base do nosso fórum. Todos devem respeitar os outros, acima de tudo. São permitidas discussões sobre temas variados, apresentando pontos de vista argumentativos e tudo o mais, desde que respeitando a opção do outro. Portanto, não serão permitidas menções direta ou indireta que ofenda um credo, uma etnia, uma sexualidade e valores de outro jogador.

Legalidade: Apesar de haver o respeito por crenças e valores diferentes, não serão permitidas apologias às práticas ilegais, tais como pedofilia, estupro, suicídio, racismo ou outras consideradas ilegais pela legislação brasileira.

Classificação: A classificação do fórum é NC-15, permitindo o uso de cenas de violência, linguagem grosseira e temas adultos leves, com apenas menção. Ou seja, não são permitidos no fórum imagens ou descrições detalhadas e explícitas de: violência, forte linguagem agressiva e tema adulto. Cenas fortes e impactantes são proibidas.

Flood: Nas postagens em on, evitem posts com menos de 25 linhas, pois será considerado flood – o que não quer dizer que deva encher lingüiça até ter 25 linhas ou 7 páginas, isso continuaria sendo flood. Um post não-flood é aquele que além de ter mais de 25 linhas, explora a cena do seu personagem, suas emoções, movimentos, intenções, pensamentos e falas, mostrando que o personagem tem uma vida própria e que aquela postagem tem uma contribuição à trama daquele personagem.

Dinamicidade: Evitem posts com mais de uma página e meia. Não, não é algo proibido, mas pura e simplesmente a maioria não tem tempo pra ler coisas extensas e deseja postar interagindo. Um post muito longo dificulta isso e na maioria das vezes, até dificulta a resposta – porque quem vai responder tem de ler tudo e pensar em tudo. O post tem que ter uma razão pra existir ali, contribuir pra trama do personagem ou dos personagens com quem ele se envolve naquela ação. Se você procurar postar sua resposta apenas, sem colocar a fala do coleguinha nela, esperando essa fala quando o coleguinha postar, verá que o post fica mais curto e dinâmico. Por critério de organização, no topo de cada post deve haver um quadro com um pequeno resumo do post – o seu post resumido em três ou quatro linhas.

Gramática: Até tem algumas pessoas no fórum que são professores ou estão cursando Letras, mas eles não ficarão corrigindo até a última vírgula ou dizendo se o objeto da frase é direito, indireto ou está no predicativo do sujeito whiskhy sache... Ainda assim, revise a postagem. Escreva no Word, que o corretor automático ajuda a diminuir os erros ortográficos e gramaticais. Não será permitido linguagem de sms ou internet nas postagens em on, exceto em casos especiais, como os que façam alusão à mesma em on. Ainda assim são poucos bruxos que possuem contato com cultura muggle suficiente pra emitir esse dialeto no cotidiano.

Jogo: O Enervate é apenas um jogo, seus personagens não são reais e você não é seu personagem. Então aprendam a separar a realidade do jogo, não levando pro lado pessoal as coisas que acontecerem em on-game. Não serão permitidos flames, nem bullying por parte dos jogadores com outros jogadores. Lembrem-se do “Respeito”.

Offgame: O Enervate tem uma sessão apenas para coisas off’s, usem e abusem dela, mas não fiquem postando coisas off’s na parte em on-game. No máximo, uma notinha ou um quadro no post on, mas nada de posts completamente off’s, ok? Vamos deixar tudo organizadinho.

Narrando: Por mais empolgante que seja e que se deseje agilizar o andamento da situação, é proibido postar ações e falas de outros personagens em sua ação. Isso é um RPG, não um conto. É possível combinar ações com outros jogadores, embora só seja recomendável isso com alguém que você tem sintonia pra combinar – ações má-combinadas mais tendem a causar conflitos do que colaborar, acreditem. Ações roladas, cujos resultados dependem da análise de um Mestre serão feitas pelo mesmo, mas descrevendo apenas a informação ou reação ao resultado da rolagem. Qualquer postagem de outro personagem no seu post deve ter a autorização do mesmo, independente de ser combinado ou não.

Sistema: O RPG tem um sistema numérico, o FK-DK. Apesar de você não precisar ler todas as regras pra entender como ele funciona, é preciso ter noção dos limites do seu personagem através daquelas regras, para manter coerência. Se seu personagem tem Força 0, ele não levanta 100kg enquanto está malhando ou se seu personagem vive gastando muito dinheiro ele tem de ter Benefício: Riqueza, no mínimo uma graduação. E por aí vai, o pessoal do RPG está sempre atento pra responder dúvidas sobre o assunto, então não se preocupe. Smile A ficha numérica é obrigatória, bem como o link da ficha deve ser inserido na assinatura do personagem, facilitando a vida dos Mestres. É importante salientar que a ficha é obrigatória, você fazê-la, não, mas no momento que ocorrer rolagem será utilizada uma ficha padronizada atribuída a todos os que não têm ficha numérica.

Misto: O sistema de postagem é misto. Haverão tópicos fixos que vocês podem postar neles, bem como vocês podem criar tópicos nas seções de RP, onde a interação será realizada de acordo com a forma que você deseja. Entretanto, é importante que, independente de ser RP, no quadro de resumo, esteja descrito o dia e a hora em que ocorre aquela postagem. Ao abrir uma RP, é preciso que na descrição do tópico contenha: data, hora e lugar, respectivamente. Além de, no final, entre parênteses anunciar se é uma RP Aberta (em que qualquer pessoa pode participar) ou uma RP Fechada (em que somente as pessoas listadas podem participar). Caso seja uma RP Fechada, no quadro de resumo deve estar especificado quem são os participantes. Pra participar de uma RP Fechada que não tenha seu nome, envie MP para o criador da RP. Ser uma RP Fechada não impede que professores e funcionários entrem nela, caso as ações sejam “desmedidas” – explodir a cozinha numa RP fará um professor que esteja por perto aparecer pra averiguar a situação, RP fechada não é sinônimo de mundo paralelo. As descrições dos lugares poderão ser encontrados nos tópicos fixos. Para mais informações sobre RP’s, leia o tópico “Narrativa” na categoria Brainstorm.

Seqüência: Crie a Masterlista do seu personagem. Isso ajuda a quem tem interesse a acompanhar as postagens e tramas do seu personagem. Para mais informações, leia o tópico “Tutorial Masterlista” na categoria “Arquivos de Hogwarts”.

Gráfica: Avatares devem ter tamanho máximo de 200 pixels de largura e 350 pixels de altura. Imagem "banner" de Assinaturas não podem ultrapassar 500 pixels de largura e 300 pixels de altura, sendo permitida apenas uma imagem "banner" por Assinatura. Não devem ter conteúdos de tema adulto, violência explícita, nudez e ofensivas. No caso de imagens de avatares e assinaturas, a classificação é NC-13. Procure usar um Photoplayer que corresponda à idade do seu personagem, pra que haja coerência.

Pela grande maioria ser veterana, decidiu-se por colocar regras mais enxutas, pois o bom senso vai imperar na hora de agir. Mas caso isso não aconteça, esse tópico pode ser editado e novas regras serão adicionadas. Fiquem atentos ao tópico de Avisos, porque não saber sobre a regra não isentará ninguém de nada - posts que não se enquadrem no modelo descrito nessas regras poderão ser deletados sumariamente, bem como imagens de avatar e assinatura inadequadas removidas sem notificação e perfis bloqueados ou deletados se o jogador não respeitar as regras. No momento em que foi feito o cadastro no fórum, você está se comprometendo a seguir as regras acima e a aceitar a proposta do fórum. Caso alguma regra nova surja ou seja alterada, o fato de você continuar assume que você está concordando com a mudança feita. Por demais, sejam todos bem-vindos e que comece a diversão! Let’s Play!

Atenciosamente,
Enervate RPG
RPG Enervate
RPG Enervate
Mestre do Jogo

Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 :: RPG Enervate :: Regras

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos